Page 11 - Sinergia_53_PT
P. 11

que têm economias mais diversi cadas, permitem‐nos considerar que poderão estar reunidas as condições para o retomar do crescimento económico do continente, a par do seu elevado potencial”.
Estando a Mota‐Engil em África há
72 anos, Manuel Mota considera que
“o reconhecimento do percurso, a capacidade de fazer, de verticalizar todo
o ciclo de produção pela existência de
um parque de equipamento pesado ímpar em África capaz de fazer face a qualquer desa o, são os factores distintivos da Mota‐Engil em África”.
Fazendo face a uma concorrência cada
vez mais global perante empresas de variadas geogra as, Manuel Mota refere que “a qualidade de Engenharia é um fator distintivo em projetos que, pelo facto de existirem entidades multilaterais, coloca um patamar de exigência técnica do mais elevado que há no Mundo, e esse é um factor que permite à Mota‐Engil ombrear entre os melhores”.
Sobre o momento que a empresa
vive em África, Manuel Mota a rma convictamente ser “um momento de a rmação no mercado e de estabilidade na organização, com uma carteira que permite olhar os próximos dois anos e meio com tranquilidade, de nindo, com serenidade, o que é mais relevante para o Grupo, mantendo o foco nos níveis de rentabilidade que se ambicionam para a Mota‐Engil”.
A SELETIVIDADE NA ESTRATÉGIA DE EXPANSÃO
Em 2017, a Mota‐Engil África venceu projetos em novos mercados como
a Tanzânia, Guiné‐Conakri e Costa do Mar m. Questionado sobre se esta estratégia de diversi cação será para continuar, Manuel Mota salientou que “temos de ser seletivos, analisando
os países que poderão ser menos interessantes em função da presença de outros concorrentes ou pelo seu menor potencial, e outros onde poderá ser interessante entrar.
A Mota‐Engil tem estado sempre ao lado de Angola, nos bons
e maus momentos, por vezes com signi cativo esforço  nanceiro nos momentos mais difíceis, mas isso tem feito com que sejamos o grande expoente da relação empresarial entre Portugal e Angola.
MANUEL MOTA
CEO da Mota‐Engil África
SINERGIA 53 JUNHO 2018 11


































































































   9   10   11   12   13