Page 16 - Sinergia_53_PT
P. 16

EUROPA
MOTA‐ENGIL CONCLUI OBRA ICÓNICA
"A BRASILEIRA"
O EDIFÍCIO HISTÓRICO FOI DEVOLVIDO À CIDADE DO PORTO E É AGORA TAMBÉM UM HOTEL DE LUXO.
A Mota‐Engil concluiu as obras de reabilitação e reconstrução
profunda n’ "A Brasileira",
no Porto. Situado na rua Sá da Bandeira, próximo do Teatro Sá da Bandeira e da Estação de São Bento, o edifício da histórica cafetaria esteve fechado desde 2013, quando foi adquirido pelo empresário e ex‐selecionador nacional de futebol, António Oliveira.
A adjudicação à Mota‐Engil para as obras de intervenção aconteceu em 2016 e, pouco mais de um ano depois, além
da cafetaria, o renovado espaço abre agora com um restaurante de autor e um hotel de cinco estrelas do Grupo Pestana, o maior grupo hoteleiro internacional de origem portuguesa. O hotel de
luxo conta com 90 quartos e suites distribuídos por seis pisos temáticos, relacionados com as especiarias importadas durante a expansão marítima portuguesa nos séculos XV
e XVI, nomeadamente: Café, Chá, Cacau, Pimenta, Canela e Anis.
O hotel tem também um pátio exterior com um jardim vertical, um ginásio, salas de estar e de reuniões.
O projeto de reabilitação do edifício esteve a cargo dos arquitetos Ginestal Machado e Maria Ginestal, que procuraram respeitar a fachada novecentista e a traça original do arquiteto Januário Godinho nas principais salas, bem como grande parte do que resistiu aos dois assaltos ao edifício durante o tempo em que esteve fechado.
Devolver “A Brasileira” à cidade
e fazer dela um “espaço de memória para homenagear artistas do Porto, como Júlio Resende, José Rodrigues ou Ângelo de Sousa”, foram os objetivos do proprietário.
A Mota‐Engil congratula‐se por ter estado envolvida num projeto emblemático para a cidade do Porto e para o património urbanístico nacional.
16
PORTUGAL


































































































   14   15   16   17   18